Curso Piloto Privado

  • Curso de Piloto Privado

    Curso de Formação de Piloto Privado – Avião e Helicóptero

Informações sobre o curso

O Aluno estará  habilitado a pilotar aviões monomotores (privados) em condições visuais

Este é o primeiro passo para quem deseja se tornar um piloto. O aluno estará habilitado a voar aviões monomotores em condições visuais. O curso teórico tem a duração de 3 meses. No final desta primeira etapa o aluno se submeterá a uma prova teórica da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Caso seja aprovado, estará apto a concluir o treinamento prático

Experiência

O curso de Piloto Privado é o primeiro passo de um piloto, portanto não é necessária nenhuma experiência prévia com pilotagen de aviões.

Próxima Etapa

Para quem quer seguir carreira na aviação, a próxima etapa é fazer o curso de piloto comercial e, assim, aprender a voar por instrumentos e aeronaves multimotoras.

Detalhes Importantes

Pré-requisitos

São pré-requistos para o curso teórico de Piloto Privado

– Ter completado 17 anos (com autorização dos pais);
– 2º grau completo;
-Ser portador do Certificado Médico Aeronáutico de 2ª Classe.

Para iniciar o treinamento prático o aluno deverá:

– Possuir Código ANAC;
– Ter completado 18 anos;
– Ter sido aprovado na Banca da ANAC*.

*Caso o aluno não tenha sido aprovado na Banca da ANAC, o mesmo ficará limitado a 10 horas de treinamento prático

Curso Teórico

Durante o curso teórico, o aluno terá acesso a informações importantes para ter o conhecimento necessário para pilotar uma aeronave com segurança. Serão ministradas as seguintes disciplinas:

– Regulamentos de Tráfego Aéreo (VFR)
– Conhecimentos Técnicos (motores à pistão)
– Aerodinâmica e Teoria de Voo – Meteorologia
– Navegação Aérea (VFR)
– Palestra “O Piloto Privado
– Avião” – A Aviação Civil
– Regulamentação da Aviação Civil
– Segurança de Voo
– Medicina de Aviação
– Combate ao Fogo em Aeronave

O aluno será avaliado em todas as disciplinas através de provas e trabalhos escritos e deverá obter média igual ou maior que 8,0 para ser aprovado no curso. A aprovação no mesmo, é pré-requisito para a realização da Banca da ANAC.

Treinamento Prático

A carga horária total da prática de voo deverá ser de, no mínimo, 38 (trinta e oito) horas de voo, obedecendo às seguintes fases:

a) Fase I – Pré-Solo – vinte horas
b) Fase II – Aperfeiçoamento – dez horas
c) Fase III – Navegação – cinco horas
d) Fase III – Voo Noturno – três horas

O total de horas de voo da prática de voo pode ser reduzido caso o aluno já possua Licença de Piloto de Planador ou de Piloto de Helicóptero, conforme as normas da RBAC 61.

Aeronaves Utilizadas: Cessna 152.

Diferenciais

Além do programa de formação completo ANAC, o curso oferece:

– Navegação GPS: Focado nos aviônicos das aeronaves da escola;
– Avanço das redes de comunicação de dados aplicadas a melhoria do controle e segurança em voo (CNS/ATM);
– Noções Básicas de Inglês Técnico para Pilotos;
– Uma hora de voo no simulador Elite – familiarização de cabine.