pr-flmBem-Vindo! Leia as dúvidas mais comuns de nossos alunos

TEM PERGUNTAS! TEMOS AS RESPOSTAS!

Aqui você encontra as dúvidas frequentes de nossos alunos. Leia com atenção a seção Perguntas Frequentes, porém, se ainda tiver dúvidas, não deixe de entrar em contato conosco através dos nossos canais de atendimento: Formulário de Contato, email ou telefone. Ou se preferir, venha nos fazer uma visita, teremos prazer em atende-lo.

Atendimento ao aluno, horário de funcionamento:

  • De segunda a sexta-feira, das 08:00h às 12:00h e das 13:00 às 22:00h. Sábado, das 08:00h às 12:00h.

Perguntas Frequentes

Como se tornar Piloto?

Os primeiros passos de um candidato a piloto são:

– Solicitação do Código ANAC

A solicitação do Código ANAC  (CANAC) é o primeiro passo para um candidato a piloto. Para solicitar o CANAC, o candidato deve preencher um formulário no seguinte link: https://sistemas.anac.gov.br/saci/cadAeronauta/incluirCDANAC.asp

Após preencher todos os campos, deve-se anotar o CANAC e informá-lo ao Hospital de Aeronáutica ou Clínica credenciada pela ANAC para o agendamento do Certificado Médico Aeronáutico (CMA).

 Solicitação do Certificado Médico Aeronáutico (CMA)

O Certificado Médico Aeronáutico (CMA) é necessário para o tripulante desempenhar suas funções a bordo de uma aeronave.

Para o curso de Piloto Privado (PP), o aluno deve ser detentor de um CMA de 2° ou 1°classe.

O CMA de 2° classe tem a validade de 60 meses.

Para os alunos do curso de Piloto Comercial (PC) é exigido o CMA de 1° classe, com validade de um ano.

Para agendar o Exame é necessário o candidato já ter solicitado o Código ANAC.

Caso o Exame seja solicitado no HACO, o candidato inicial deve apresentar alguns exames já prontos:

– Eletroencefalograma;

– Teste de esforço em esteira;

– Radiografia Panorâmica;

– Laudo Psicotécnico.

O curso de Piloto Privado (PPA) é o primeiro passo para quem deseja se tornar um piloto profissional. O curso total é dividido em duas etapas: teórica e prática. A VoeFloripa oferece um curso teórico, e ao final desta primeira etapa o aluno se submeterá a uma prova teórica da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Caso seja aprovado, estará apto a seguir com o treinamento prático, este com duração aproximada de um mês.  No final da etapa prática o candidato realizará um voo de avaliação (Cheque) com um Examinador Credenciado da ANAC.

O que me permite a Licença de Piloto Privado?

Com a habilitação de Piloto Privado em mãos, o piloto estará habilitado a pilotar aviões Monomotoras em condições visuais, porém somente desportivamente ou em aeronave particular. Não poderá exercer nenhuma função remunerada. Para que o aluno dê continuidade na carreira, deverá realizar o curso de Piloto Comercial de Avião.

Como eu agendo os meus voos?

Após a realização da matrícula na secretaria da escola, o aluno deverá participar do curso teórico da aeronave que irá voar (Ground School). Após conclusão com aproveitamento do curso, o aluno estará liberado para agendar os seus voos através do sistema on-line da escola.

Como faço para realizar meus voos?

Todos os voos são realizados com um agendamento antecipado. O aluno deverá se apresentar com uma hora  de antecedência, para que o Brienfing seja realizado e o avião seja preparado. Eventualmente, em coordenação com o Instrutor de Voo, o aluno poderá se apresentar com uma hora de antecedência na sala AIS do Aeroporto Internacional de Florianópolis.

Precisarei me hospedar no alojamento da Escola. Como devo proceder?

Na secretaria da escola serão fornecidas todas as informações relativas ao pagamento, vagas, regras de utilização e valor da diária. O alojamento fica próximo a escola e não necessita de transporte.

Quais são os cursos que posso realizar na VoeFloripa?

Na VoeFloripa você tem a disponibilidade de realizar os seguintes treinamentos:

  • Piloto Privado de Avião (PPA) – Teórico e prático
  • Piloto Privado de Helicóptero (PPH) – Teórico
  • Piloto Comercial de Avião (PCA) – Teórico e prático
  • Piloto Comercial de Helicóptero (PCH) – Teórico
  • Voo em aeronaves multimotoras (MLTE)
  • Voo por instrumentos (IFR)
  • Instrutor de Voo de Avião (INVA) – Teórico e prático
  • Jet Training
  • Revalidação de habilitações.
  • Inglês técnico para pilotos.
  • Familiarização Garmim 1000
  • Comissário de Voo

As horas de voo que eu vou realizar na VoeFloripa serão feitas em qual avião?

Vários aviões são utilizados de acordo com as características do voo. – Cessna 152: horas visuais. – Simulador de Voo AATD SBPA: horas de adaptação em voo por instrumentos (IFR). – Cessna 152: horas de voo por instrumentos sob capota (IFR). – Seneca I: horas de voo por instrumentos (IFR), – Sêneca I: horas de voo em aeronaves multimotoras.

Após o curso de Piloto Comercial - Avião, qual a próxima etapa?

Você poderá realizar treinamento para Instrutor de Vôo ou ainda voar em aviões de pequeno porte, acumulando experiência para prosseguir na sua carreira.

As horas de vôo do curso de INVA eu vou realizar em qual avião?

O mais indicado para este curso é o Cessna 152.

O que eu ganho com o curso de Instrutor de Voo?

Experiência! Fundamental para quem deseja seguir mais além na aviação, podendo optar por voar na Linha Aérea Comercial, Executiva ou até mesmo na Aviação Agrícola.

O que é o curso de Voo por Instrumentos (IFR)?

No curso de IFR o piloto estará apto a voar em condições meteorológicas adversas, utilizando apenas os instrumentos de Bordo, sem nenhuma outra referência externa.

O que é o curso de Multimotor (MLTE)?

No curso de MLTE o piloto estará apto a voar aviões com mais de um motor, realizando um treinamento mais amplo e avançado, com emergências monomotoras entre outras.

Documentação

Piloto Privado

Documentação necessária para o curso prático:

– Carteira de identidade. Para estrangeiros, passaporte ou registro nacional de estrangeiro;
– Comprovante de conclusão de 2° grau ou equivalente;
– Título de eleitor;
– CPF do candidato e do responsável (aluno menor que 18 anos);
– Certificado de reservista ou de alistamento militar;
– Autorização do responsável para a prática de voo, se menor de 18 anos;
– 02 fotos 3×4 recentes;
– Comprovante de Residência;
– CMA de 2° ou 1° classe válido;
– O curso prático de PP é composto de pelo menos 35 horas diurnas + 3 horas noturnas + voo de avaliação;

* É obrigatório o aluno possuir a banca teórica válida (prestada na ANAC), 18 anos completos e pelo menos 18 horas de voo para o voo solo.

Piloto Comercial

Documentação necessária para o curso prático:

– Carteira de identidade. Para estrangeiros, passaporte ou registro nacional de estrangeiro;
– Comprovante de conclusão de 2° grau ou equivalente;
– Título de eleitor;
– CPF do candidato;
– Certificado de reservista ou de alistamento militar;
– 02 fotos 3×4 recentes;
– Comprovante de Residência;
– Ser detentor de uma licença de Piloto Privado
– CMA de 1° classe válido;
– Banca teórica de PC IFR válida até o final do curso.

O curso prático de PC (MLTE/IFR) é composto de pelo menos;

– 70 horas VFR em curso homologado após o voo de cheque do PP;
– 20 horas IFR, sendo pelo menos 12 em multimotor para a inclusão da habilitação de MLTE;
– 25 horas em simulador AATD pelo menos;
– 140 horas totais pelo menos em curso homologado (inclui PP) OU 200 horas totais;
– Voo de avaliação.

Instrutor de Voo

Documentação necessária para o curso prático:

– Carteira de identidade. Para estrangeiros, passaporte ou registro nacional de estrangeiro;
– Comprovante de conclusão de 2° grau ou equivalente;
– Título de eleitor;
– CPF do candidato;
– Certificado de reservista ou de alistamento militar;
– 02 fotos 3×4 recentes;
– Comprovante de Residência;
– Ser detentor de uma licença de Piloto Comercial
– CMA de 1° classe válido;
– Banca de INVA válida até o voo de avaliação.

* Após 21/06/2014 serão necessárias pelo menos 200 horas em comando para iniciar o curso de INVA, segundo o RBAC 61.

Curso Prático

– 23 horas de voo no C152. Caso o aluno não faça o voo solo na primeira missão ou não seja operacional no C152, o curso passa a exigir pelo menos 27 horas.

* O curso deve ter a duração de no máximo 90 dias

Mais Questões

CMA (Certificado Médico Aeronáutico) de segunda classe

Solicitar na secretaria da escola uma carta de apresentação para realização do exame médico de segunda classe (tipo de exame necessário para Piloto Privado), também chamado de CCF – Certificado de Capacidade Física.

Aonde realizar os exames para conseguir o CMA (Certificado Médico Aeronáutico) de segunda classe?

O exame médico pode ser realizado tanto nos hospitais da aeronáutica ou em clínicas particulares  que forem credenciadas pela ANAC para realização dos exames. Solicitar endereços dos hospitais e clínicas por email: atendimento@voefloripa.com.br .

Qual a validade do Certificado Médico Aeronáutico de segunda classe?

A validade do CMA de segunda classe é de 5 anos.

Quais matérias fazem parte do exame da ANAC de Piloto Privado?

O exame da ANAC possui 100 questões de múltipla escolha das seguintes matérias: – Conhecimentos técnicos da aeronave; – Meteorologia; – Navegação; – Regulamentos de tráfego aéreo; – Teoria de voo.

Qual é a nota mínima para aprovação no exame da ANAC?

O método de aprovação da ANAC é similar ao do Curso de Piloto Teórico, ou seja, o candidato deverá ser aprovado em todas as matérias, com no mínimo 70% de acertos. Em caso de aprovação somente de 1 ou 2 matérias, o candidato estará automaticamente reprovado e deverá refazer todas as matérias; caso aprovado em 3 ou 4, poderá prestar segunda época somente das matérias que não foi aprovado.

Onde realizo os exames para conseguir o CMA de primeira classe? O exame médico de Primeira Classe só pode ser realizado nos hospitais da aeronáutica abaixo: HABE – Hospit

O exame médico de Primeira Classe só pode ser realizado nos hospitais da aeronáutica abaixo: HABE – Hospital de Aeronáutica de Belém – (91) 3215-6500 ; HACO – Hospital de Aeronáutica de Canoas – (51) 3472-1621 ; HARF – Hospital de Aeronáutica de Recife – (81) 3461-7800 ; BANT – Base Aérea de Natal – (84) 4008-7100 ; BAFZ – Base Aérea de Fortaleza – (85) 3216-3043 ; BASV – Base Aérea de Salvador – (71) 3377-8330; CEMAL – Centro de Medicina Aeroespacial – (21) 2101-7148 ; EPCAR – Escola Preparatória de Cadetes do Ar – (32) 3339-4102 ; PAMA LAGOA SANTA – Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa – (31) 3689-3385 ; AFA – Academia da Força Aérea – (19) 3565-7151 ; HASP – Hospital de Aeronáutica de São Paulo – (11) 2224-7100 ; EEAR – Escola de Especialistas da Aeronáutica – (12) 3123-1271 ; BACG – Base Aérea de Campo Grande – (67) 3368-3270 ; CINDACTA II – Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo – (41) 3251-5295 ; HFAB – Hospital Força Aérea de Brasília – (61) 3365-2000 ; BAPV – Base Aérea de Porto Velho – (69) 3225-2255 ; HAMN – Hospital de Aeronáutica de Manaus – (92) 3623-4214 .

Qual a validade do Certificado Médico Aeronáutico de primeira classe?

A validade do CMA de primeira classe é de 1 ano.

Certificado Médico Aeronáutico de Primeira Classe.

Solicitar a alguma Escola ou Aeroclube homologado pela ANAC a carta de apresentação para realização do exame médico de primeira classe (tipo de exame necessário para Piloto Comercial), também chamado de CCF – Certificado de Capacidade Física.

DOCUMENTOS PARA MATÍCULA

CPF Identidade Título de Eleitor Certificado de Reservista Certificado de Escolaridade Certificado Médico Aeronáutico Comprovante de Residência Duas Fotos 3×4

MAIS DÚVIDAS?

Se você ainda tem alguma dúvida como se tornar um aviador, ou ainda, questões relacionadas com a sua formação e a nossa instituição de ensino, clique no botão abaixo, ligue-nos: 48-3338-1489 .