Informações sobre o curso
O Curso de voo por Instrumentos se propõe a fornecer subsídios teórico-práticos para que o piloto desempenhe, com maior segurança e eficiência, um voo nas condições exigidas.
A concepção do curso fundamenta-se nos aspectos tecnológico e humano, visando a um melhor aperfeiçoamento da clientela.
Tecnológico
Propiciando revisão, ampliação e atualização de conhecimentos técnicos e científicos, com vista a aprimorar a capacitação do piloto para responder as exigências da evolução tecnológica.
Humano
– Propiciando desenvolvimento da capacidade decis6ria e da competência interpessoal do piloto, a fim de otimizar a administração do voo.
Detalhes Importantes
São pré-requisitos para a matrícula no curso de IFR:
– Ser detentor de uma licença de Piloto Privado ou Piloto Comercial, na categoria de aeronaves para a qual ira solicitar exame para a obtenção da habilitação;
– Ter pelo menos 50 (cinqüenta) horas de vôo em rota como piloto em comando.
OBS.: Caso o candidato ao curso de IFR não possua as 50 horas de vôo em rota como piloto em comando, sua matricula será permitida, porem a realização do cheque de vôo, ao final do curso, ficara sujeita a complementação das horas.
Durante o curso teórico, o aluno terá acesso a informações importantes para ter o conhecimento necessário para pilotar sob condições IMC uma aeronave com segurança. Serão ministradas as seguintes disciplinas:
– Segurança de Voo
– Meteorologia
– Regulamento do Tráfego Aéreo
– Navegação Aérea
O aluno será avaliado em todas as disciplinas através de provas e trabalhos escritos e deverá obter média igual ou maior que 8,0 para ser aprovado no curso. A aprovação no mesmo, é pré-requisito para a realização da Banca da ANAC.
O programa de Instrução prática do curso de Voo por Instrumentos IFR é dividido da seguinte forma:
– Instrução no Simulador de Voo (Elite): 25 horas
– Prática de Voo: 3o horas
Aeronaves Utilizadas: Cessna 152 e Cessna 172
É o mais avançado para simulação de voo. Fabricado pela Precision Flight Controls (EUA), o equipamento é composto por uma cabine biplace com duas telas e reproduz o painel de várias aeronaves da Piper, como Seneca 5 e Corisco; monomotores Cessna 172S, 182T e 182RG; Mooney M20J; e Beech, modelos como o Baron 58, Bonanza A36 e o King Air C-90.
Além das aeronaves, o sistema permite simular 35 panes e mudanças meteorológicas gradativas, trazendo o máximo do realismo virtual para um simulador de voo.
É ideal para treinamento inicial e padronização de voo por instrumentos. Sua base de cenários permite que ele simule voos em quaisquer aeroportos da América do Sul, América do Norte, África, Europa e Ásia e Oceania.