Curso Piloto Comercial

  • Curso de Piloto Comercial

    Curso de Formação de Piloto Comercial – Avião e Helicóptero

Informações sobre o curso

O curso de Piloto Comercial habilita o piloto a ser remunerado como tal. Paralelamente é realizado o curso prático de voo por instrumentos (IFR). Este último o torna o piloto apto a voar em condições meteorológicas adversas, utilizando apenas os instrumentos de bordo.

O aluno poderá iniciá-lo após concluir o curso de Piloto Privado.

Detalhes Importantes

Pré-requisitos

São pré-requisitos para o curso de Piloto Comercial

  • Ter completado 18 anos de idade;
  • Ensino Médio completo;
  • Ser portador da licença de Piloto Privado;
  • Ser portador do Certificado Médico Aeronáutico (CMA) de 1ª Classe.
Curso Teórico

Durante o curso teórico, o aluno terá acesso a informações importantes para ter o conhecimento necessário para pilotar uma aeronave com segurança. Serão ministradas as seguintes disciplinas:- O Piloto Comercial-Avião: preparação e atividade

  • Matemática
  • Física
  • Segurança de Voo
  • Inglês Técnico
  • Regulamento de Tráfego Aéreo
  • Navegação Aérea (VFR e IFR)
  • A Aviação Civil
  • Segurança da Aviação Civil contra Atos de Interferência Ilícita
  • Regulamentação da Aviação Civil
  • Instrução Aeromédica

O aluno será avaliado em todas as disciplinas através de provas e trabalhos escritos e deverá obter média igual ou maior que 8,0 para ser aprovado no curso. A aprovação no mesmo, é pré-requisito para a realização da Banca da ANAC.

O curso tem duração aproximada de 4,5 meses.

Treinamento Prático

A carga horária total da prática de voo deverá ser de, no mínimo,150 (cento e cinquenta) horas de voo totais, obedecendo os seguintes mínimos para a obtenção da licença:

Mínimos para a licença de Piloto Comercial – IFR:

a) 70 horas – Piloto em Comando, sendo 50 horas de navegação visual;
b) 5 horas – Voo noturno;
c) 40 horas – Voo por Instrumentos (IFR) ou IFR sob capota.

Mínimos para a licença de Piloto Comercial – IFR/MLTE:

a) 70 horas – Piloto em Comando, sendo 50 horas de navegação visual;
b) 5 horas – Voo noturno;
c) 30 horas – Voo por Instrumentos (IFR) ou IFR sob capota;
d) 15 horas – Aeronave Multimotora (Seneca I), sendo 5 horas de adaptação visual e 10 horas de Navegação IFR.

Aeronaves utilizadas: Cessna 152, Cessna 172 e Seneca I.

Diferenciais

Além do programa de formação completo ANAC, o curso oferece:

– Navegação GPS: Focado nos aviônicos das aeronaves da escola;
– Avanço das redes de comunicação de dados aplicadas a melhoria do controle e segurança em voo (CNS/ATM);
– Noções Básicas de Inglês Técnico para Pilotos;