Generalidades

Conheça as principais generalidades da aeronave Cessna 172

Desenvolvimento

O Cessna 172 Skyhawk é uma aeronave de 4 lugares, monomotor, e asa alta. É a mais popular aeronave treinadora de voo no mundo. Os primeiros modelos produzidos foram entregues em 1957 e ainda está em produção em 2006; mais de 35 000 foram construídos.

A aeronave tem reputação de aeronave extremamente fácil de pilotar e robusta. Bastante estável, é apreciada para voo de lazer e viagem. Com baixa carga alar (peso / área das asas) e asas de perfil convencional de alta sustentação, pode operar em pistas curtas e mal preparadas (saibro, cascalho, grama, etc).

Os flaps são do tipo slotted (fenda), e defletem em ângulo de até 40 graus. A atuação dos mesmos é elétrica, com motor instalado na asa direita comandado através de switch no painel.

As asas são do tipo alta semi-cantilever e o trem de pouso é do tipo triciclo, fixo, com amortecedores do tipo lâmina no trem principal e hidráulico no trem do nariz e rodas carenadas.

O design do Cessna 172 transpira simplicidade e praticidade. O alarme de perda de sustentação, que em outras aeronaves é um dispositivo elétrico, neste Cessna é um mecanismo aerodinâmico, um apito no bordo de ataque accionado pela sucção do ar para fora da asa, sucção esta causada pela depressão barométrica no bordo de ataque da asa, acontecimento característico da perda de sustentação. As asas altas, por sua vez, abrigam os tanques de combustível. Isto permite a alimentação do motor por gravidade, sem a necessidade de uma bomba de combustível adicional (boost pump ou auxiliary pump) elétrica. Os amortecedores também mostram a simplicidade do design da Cessna. Do tipo lâmina de aço, os amortecedores do trem de pouso principal não possuem nenhum mecanismo hidráulico como em outras aeronaves da mesma categoria, como os monomotores de asa baixa da Piper Aircraft.

Características Gerais

  • Tripulação: 1 piloto
  • Capacidade: 1 passageiro
  • Comprimento: 8,28 m (27,2 ft)
  • Envergadura: 11 m (36,1 ft)
  • Altura: 2,72 m (8,92 ft)
  • Area da asa: 16,2 m² (174 ft²)
  • Peso vazio: 743 kg (1 640 lb)
  • Peso Max. de decolagem: 1 110 kg (2 450 lb)
  • Motorização: 11x Lycoming IO-360-L2A, 160 hp (119 kW)

Desempenho

  • Velocidade máxima: 302 km/h (163 kt)
  • Velocidade de cruzeiro: 222 km/h (120 kt)
  • Velocidade de estol: 64 mph (flaps up) – 57 mph (full flap)
  • Autonomia estendida: 7 hs
  • Teto máximo: 4 120 m (13 500 ft)
  • Distância de decolagem: 288m (condições ISA)
  • Razão de subida: 645 ft/min (ISA)
  • Carga da asa: 13,2 lb/m2
  • Potência/Massa mínima: 15,3 lb/hp

  • Item
  • MODELO
  • MODELO DO MOTOR
  • POTÊNCIA
  • TIPO DO MOTOR
  • CONSUMO HORÁRIO
  • HÉLICE
  • TIPO DE HÉLICE
  • NÚMERO DE PÁS
  • DIÂMETRO
  • COMBUSTÍVEL TOTAL
  • COMBUSTÍVEL NÃO UTILIZÁVEL
  • OCTANAGEM DA GASOLINA
  • ÓLEO
  • TIPO DE ÓLEO
  • Especificação
  • C 172
  • LYCOMING O-320-E2D
  • 180 HP a 2550 RPM
  • 4 CILINDROS
  • 30 LITROS/HORA
  • Mc CAULEY OU SENSENICH
  • PASSO FIXO
  • 02
  • 75 POLEGADAS
  • 230 LITROS
  • 15 LITROS
  • AVGAS 100 LL
  • 9 U.S. QUARTS
  • SAE 50